Sorvetes

5 de jul. de 2016



Quem tem criança em casa sabe que algumas coisas vão sendo incorporadas em nosso cotidiano pouco a pouco, a vida vai ganhando novo ritmo, novas cores, novos sons e novos aromas. Estamos vivendo isso de maneira intensa desde o nascimento do Gustavo. E é muito, muito gostoso.

Uma das coisas que foi incorporada aqui em casa foi o hábito de assistir canais destinados para crianças. Optamos por um canal educativo. Nossa proposta é ensinar a nosso filho princípios, valores e limites desde o início. E vamos fazendo uso de diferentes ferramentas para isso. Apesar do grande apelo comercial para o consumismo das crianças, esse canal, no nosso entendimento, ainda é o menos pior, por assim dizer.

Pois bem, hoje assistindo desenhos com meu filho, vi durante os comerciais algumas crianças dando a sua definição para o que é sorvete. Sempre gostei de ouvir as crianças e observá-las, pois, para mim é uma forma de olhar o mundo através dos olhos deles, e essa é uma experiência muito rica.

Uma das crianças definiu sorvete como “uma coisa gelada, que se a gente não comer logo cai no chão”. Isso me remeteu as oportunidades que a vida nos dá e as decisões que temos que tomar diante delas. Nossa satisfação ou insatisfação, dependem diretamente das decisões que tomamos e de nossas atitudes diante das oportunidades e de nossos anseios. O sorvete pode estar servido, estar em suas mãos e ser de seu sabor preferido, mas se você não tiver a iniciativa de saboreá-lo, ele simplesmente derrete e perde o encanto. O risco da frustração sempre existe, e é um risco inevitável. Ele pode, por exemplo, não ser tão saboroso quanto aparentava, mas isso você só vai saber se provar. E não é assim na vida? As oportunidades se apresentam, mas se não olharmos para elas com apetite e desejo de devorá-las, provavelmente vamos deixa-las passar despercebidas. Se não agirmos afim de desfruta-las, elas se dissolvem e não mais podem ser aproveitadas. Não corremos o risco da frustação, mas nunca vamos saber quais os sabores que elas poderiam nos oferecer. Depois que o sorvete derrete e vai ao chão, meu amigo, você nunca mais vai saber qual era o gosto dele enquanto gelado.

Postar um comentário