Atendimento psicológico online funciona?

15 de abr. de 2020


O distanciamento social limitou muitas atividades presenciais, entre elas os atendimentos psicológicos. Muitas pessoas passaram a se questionar sobre as possibilidades de dar sequência em seus tratamentos ou até mesmo inciar seus processos. E uma dúvida bastante comum é: atendimento psicológico online funciona?
A resposta é: depende!
Assim como no atendimento presencial o resultado do tratamento depende diretamente do quanto você está comprometido com ele, da escolha de um profissional capaz de conduzir o processo e da transferência entre você e esse profissional (ou seja a conexão, a relação estabelecida entre você e o psicólogo). Logo, sim, é possível ser atendido de modo online com a mesma qualidade, e ter resultados tão positivos quanto nos atendimentos presenciais.
O atendimento psicológico online já é reconhecido e normatizado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) desde 2012, sofreu atualizações orientadas pelo CFP em 2018, e os profissionais que oferecem esse serviço recebem orientações frequentes a respeito. Com pandemia do COVID-19 , e as orientações sobre a necessidade de distanciamento social, os atendimentos online foram ampliados. Os atendimentos online seguem os mesmos cuidados éticos, e podem ser uma excelente alternativa no momento em que vivemos.
Em diferentes situações, fases ou momentos que vivenciamos a psicoterapia pode ser aliada para quem busca autoconhecimento, suporte e formas de se desenvolver, e superar dificuldades. Da mesma forma pode ser importante aliada para enfrentar os efeitos da pandemia e da quarentena, visto que sabemos que vem deixando um rastro que estende para muito além da saúde física. Já percebemos claros reflexos na economia, nos comportamentos e consequentemente em nossa saúde emocional.
A modalidade online, facilita bastante o acesso à profissionais que não atendam em sua cidade ou região, em questões de deslocamento e em tempos de pandemia lhe possibilita ser atendido no conforto e segurança de sua casa (basta ter acesso à internet, um local que lhe garanta privacidade e que não seja interrompido por aproximadamente 50 minutos). No entanto exitem algumas restrições e alguns casos não são recomendados para serem atendidos de modo online, mas um bom profissional conseguirá lhe orientar em relação a isso já no início do processo!
A modalidade presencial por sua vez, facilita muito para as pessoas que não se sentem a vontade com atendimentos online, pessoas que possam ter alguma dificuldade de acessoa a internet, e não tem restrições quanto as demandas.
A duração do processo psicoterapêutico, independente da modalidade, varia de acordo com a sua demanda (qual seu objetivo com o processo ou que que você está buscando), da forma como vai evoluir no decorrer do processo e da corrente teórica que orienta a atuação do profissional escolhido. E cada sessão, presencial ou online, normalmente dura em torno de 50 minutos. Outra dúvida bastante comum no momento de buscar um psicólogo em qualquer uma das modalidade é: quanto custa? Fique tranquilo! Essa questão normalmente é respondida pelo profissional na primeira sessão, onde serão feitos os acordos e ele vai lhe passar as informações de como vai ocorrer o processo.
O importante é sempre manter em mente de que é fundamental estar disposto e comprometido com seu processo terapêutico, e escolher um profissional que desenvolva um trabalho responsável e que esteja habilitado para exercer a profissão, isso independente de atendimentos online ou presenciais. Se você vem encontrando dificuldade em administrar suas emoções e angústias em tempos de pandemia e distanciamento social, se você busca um espaço que propicie possibilidade para autocinhecimento e um olhar mais leve, ou ainda se você busca uma forma de cuidado com sua saúde emocional, não exite em buscar um profissional psicólogo. Um bom profissional certamente vai lhe ajudar a escolher a melhor modalidade para atendimento, e você estando comprometido com seu processo certamente vai perceber como a psicoterapia pode fazer a diferença na sua vida!

Postar um comentário