Outono

21 de mar. de 2017


O verão se despediu e o outono chega de mansinho. As manhãs já convidam para mais 5 minutinhos nas cobertas, as tardes trazem o calorzinho do sol e as noites já pedem um casaquinho. As paisagens vão ganhando novas cores e texturas. O verde vai dando lugar aos tons amarelos, caramelos e marrons, e as folhas, antes cheias de vida, secam e aos poucos formam tapete no chão.

Há os que encaram o outono como uma estação emburrada, que roubou a vida e a alegria que o verão traz e deixou no lugar folhas mortas e dias mais frios. Já outros tem o outono como amigo querido que levou o calorão embora e anuncia a chegada dos dias geladinhos do inverno. E ainda há aqueles que veem o outono como a época da renovação.

Sou do terceiro grupo! Encaro o outono como uma estação que a vida nos dá de presente todos os anos para nos lembrar que tudo pode se renovar, tudo pode se transformar.

Velhos hábitos podem ser revistos, e quando necessário abandonados. E há também aqueles hábitos que nos fazem bem e merecem manutenção. Nossas prioridades também podem ser alvo de avaliações. E por que não reclassificadas? Os cenários que não agradam também merecem atenção e ações para transformação. É tempo de despir-se daquilo que pesa, de fortalecer os vínculos com aqueles que amamos, de mudar a perspectiva do olhar. É tempo de reflexão, de reconhecer que mudar não é sinal de fraqueza e sim de maturidade. O outono é a vida mostrando que tudo tem um ciclo, e aquilo que não cabe mais deve sair para dar lugar ao novo. 

Não é como um passe de mágica, não em um estalar de dedos ou num piscar de olhos, mas é possível. Exige movimento, exige vontade, exige deixar a zona de conforto. As esperanças de renovação no outono, são como as promessas de ano novo que se não vierem acompanhas de movimento serão apenas promessas.

Tom Jobim em suas “Águas de Março” já disse “São as águas de março fechando o verão, É a promessa de vida no teu coração”. Assim é o outono, tempo que se encerra para um novo começar. Um ciclo que se fecha para outro iniciar. Então, com coração cheio de esperanças e aberto para mudanças, me permite estufar o peito e com sorriso no rosto dizer: seja bem-vindo outono!

Postar um comentário