Alerta sobre o tempo

10 de mai. de 2018


Atire a primeira pedra quem nunca teve, em nenhum momento da vida, algum desejo ou questionamento em relação ao tempo! Quem nunca se pegou desejando um dia com algumas horas a mais? Quem nunca desejou que o prazo fosse maior? Quem nunca se pegou protelando algo, justificando com a expressão “não tenho tempo”? Quem nunca olhou para o calendário com a sensação de que já estamos na metade do ano e parece que ontem estávamos comemorando o Natal? Quem nunca passou em uma rua, em que passa com frequência, olhou para o lado e se questionou “da onde saiu esse prédio que ontem não estava aqui”?

Nossa rotina nos faz, muitas vezes, entrar em ritmo tão frenético, que não conseguimos nem mesmo perceber o tempo passar. Mas acredite, ele passa...

Entramos em um ritmo tão acelerado que parar para tomar um café e refletir sobre algo, ou simplesmente se permitir dar espaço para o “pensar em nada”, se tornou um desafio ou um luxo na visão de muitos. Vivemos uma rotina tão cheia de compromissos e obrigações, que vamos deixando nossos projetos de lado e quando não fizemos isso vamos executando tudo de modo tão automático que o fizemos sem reflexão. Somos muitas vezes tomados por uma agenda tão sufocante que conversar com as pessoas que moram na mesma casa que nós, se resume a meia dúzia de palavras trocadas de manhã e a noite.

Há alguns anos o Canal Futura laçou uma vinheta que dizia: “Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas”. Pois bem, quem faz as perguntas somos nós! E será que nosso ritmo tão acelerado tem nos permitido fazer perguntas?

Precisamos ligar o sinal de alerta e olhar com um pouco mais de atenção para o nosso tempo. Sim ele passa, mas precisamos sentir ele passar. Precisamos perceber as coisas que vão acontecendo enquanto ele passa. Precisamos nos aliar ao tempo e não mais o encarar como algo que nos atrapalha, como algo que está contra nós.

Te desafio a parar por cinco minutos hoje! Sente, deguste algo que lhe de prazer (um café, um mate, um suco, um vinho, ou uma cerveja...) e reflita sobre como tem encarado o seu tempo. Reflita sobre o que tem feito da sua rotina e o que ela tem feito de você. E então avalie se está de acordo com o que queres para si. Se a resposta for negativa, não tem problema, não se culpe, ainda dá tempo de fazer diferente se começar agora. E se for positiva, agradeça e siga em frente!


O desafio laçado e o tempo está passando! Vamos lá?

Postar um comentário