"Dezembrite" não é virose, mas é mais comum do que se pensa

17 de dez. de 2019


De repente você pisca e já é dezembro outra vez! É tempo de avaliação,  de planejamento, de festas e férias... Mas também é o tempo da "dezembrite". O termo é uma brincadeira, mas o fenômeno é bastante comum!

É frequente o número de pessoas que relatam perceber um aumento nos sintomas relacionados a depressão e picos de ansiedade nesta época do ano. E você sabe porque?
Existem muitos fatores que explicam isso. Mas aqui vamos conferir alguns dos mais comuns e algumas dicas de como agir para evitar a "dezembrite" (ou ao menos minimizar os sintomas):

📌 Cobrança, excesso de expectativas e frustação: muitas pessoas criam uma fantasia de que com a virada de um ano para o outro tudo vai ser diferente (de uma maneira mágica), fazem 1000 promessas, mas acabam não se comprometendo em realmente fazer movimentos que façam a sonhada mudança acontecer! Logo, se deparam com dezembro e sua lista de metas esquecida na gaveta. Passam a se cobrar e tem de se haver com a frustração por não ter realizado muitas coisas. Para evitar isso, procure ser realista no momento de eleger suas metas para o próximo ano, e comprometa-se de fato com as suas metas. Lembre-se e mantenha em mente que o ano só vai ser diferente se você fizer diferente. Não existe mágica, resultados diferentes exigem ações diferentes. É a lógica do "se você não mudar, nada muda".

📌 Correria: quem nunca se pegou correndo contra o relógio nesta época? É a lista de presentes, a limpeza de final de ano, o encerramento das atividades do trabalho, os filhos que estão entrando em férias, os preparativos para ceia... é o trânsito, as férias coletivas, e as pessoas que querem resolver tudo o que acumulou antes do Natal chegar. Organização e planejamento fazem a diferença neste momento! Mas pouco adianta querer organizar e planejar somente quando "o mundo está caindo na sua cabeça". Faça disso sua rotina, e leve durante os 12 meses do ano. Escolha uma agenda, um planner, um aplicativo ou até mesmo um bloquinho de notas, e procure planejar seus dias (em outro momento vamos falar mais sobre organização e planejamento por aqui)!

📌 "Emoção a flor da pele": é saudade de quem já partiu, a saudade de quem mora longe, as desavenças com pessoas que amamos, e a atenção que deixamos de dar para aquilo que sentimos durante o ano inteiro. Precisamos quebrar o tabu de que saúde mental é "coisa de louco"! Muito se fala na importância de agir de maneira preventiva no que diz da saúde física, mantendo uma alimentação saudável, praticando atividades físicas, mantendo hábitos saudáveis, e fazendo exames preventivos. Mas e a saúde mental, aquilo que sentimos? Saúde mental ou saúde emocional também merecem cuidados preventivos! Não precisamos esperer um momento de crise para buscar ajuda de um profissional. Embarcar em um processo de psicoterapia é dedicar tempo, amor atenção para você, para sua saúde! Não tenha receio, ou vergonha de procurar um psicólogo, e de pedir ajuda. Lembre-se que cuidar do emocional é tão importante quanto cuidar do físico. Isso é equilíbrio! E é bem provável que se você negligenciar o cuidado, com o emocional ou com físico, um dos dois vai mandar a conta!
Esses são apenas alguns fatores que acabam desencadeando a "dezembrite", e algumas dicas de como agir para evitá-la. E agora me conta: a "dezembrite" pegou por aí ou você ficou imune?





Postar um comentário