O óbvio também precisa ser dito

8 de nov. de 2019


Muitas vezes nos magoamos por deixar de dizer aquilo que nos parece óbvio. Se isso já aconteceu com você ou se acontece com frequência, preciso lhe dizer: o óbvio muitas vezes também precisa ser dito! E dito com todas as letras, palavras, vírgulas e pontos. Sem meias palavras, sem entrelinhas.

Deixamos de falar muitas vezes porque para nós parece óbvio, mas esquecemos que talvez para o outro não seja! Esquecemos que nem todas as pessoas são capazes de entender as entrelinhas. Esquecemos que as outras pessoas talvez também tenham tido um dia difícil, ou venham enfrentando um período mais turbulento, ou ainda não tenham dormido bem... e sabemos que tudo isso dificulta, muitas vezes, nossa capacidade de raciocínio, nossa capacidade de compreensão! Por isso, mesmo que lhe pareça óbvio, verbalize!

Deixamos de dizer o óbvio, por esperar que o outro seja capaz de adivinhar o que estamos pensando! E aí pergunto: você consegue ler os pensamentos das outras pessoas? Talvez até acerte as vezes, mas vamos ser francos e realistas, isso não é possível (ao menos não até agora). Então, na próxima vez que algo lhe parecer óbvio, experimente falar ao invés de esperar que alguém adivinhe o que se passa na sua cabeça!

Deixamos de falar aquilo que sentimos muitas vezes, pois deduzimos que a pessoa já sabe. Mas você já ouviu alguma vez o quanto é importante na vida de alguém, ou um eu te amo dito quando menos se espera? Expressar também em palavras aquilo que sentimos pode mudar o dia de alguém!

E ainda sobre o que sentimos... quantas vezes você ficou remoendo algo que lhe machucou, seja uma palavra ou uma atitude? Ficou dias com aquilo guardado, sofrendo e pensando: é óbvio que sabe que não gostei, ou que me magoou. Mas já parou para pensar que talvez a pessoa não se deu conta do quanto aquela palavra ou atitude foi negativa, e se você não verbalizar como se sentiu talvez logo ela fale ou faça algo parecido novamente?!?

Quantas vezes você estava sobrecarregada de tarefas (em casa ou no trabalho) e mesmo sofrendo acabou fazendo tudo sozinha, simplesmente por deixar de falar que gostaria de receber ajuda? Sim... a gente sofre esperando que alguém perceba que está difícil, mas deixamos de verbalizar que precisamos de ajuda.

Esses são apenas alguns exemplos. Então lhe convido a refletir sobre sua rotina e quais as coisas óbvias que você tem deixado de dizer. Faça o teste! Experimente dizer aquilo que lhe parece óbvio. Mesmo que você seja excelente na arte de entender as entrelinhas, o não dito... experimente verbalizar e depois me conta como foi! Topa o desafio?

Postar um comentário