Quarentena: como driblar os efeitos do isolamento

27 de mar. de 2020

É tempo de quarentena, e não de férias. Vamos pensar em formas de driblar o isolamento?
❤ Seja gentil, acolha e escute: lembre de que mesmo sem poder abraçar ou beijar, você pode ser gentil, ajudar as pessoas que estão próximas à você. Lembre de que todos estão enfrentando os medos e incertezas vindos do Corona.
❤ Faça cursos online, coloque suas tarefas em dia e procure fazer coisas que gosta dentro de sua casa: sabe aquela série que gostaria de assistir e estava sem tempo? Sabe aquele curso EAD que vinha adiando? Sabe aqueles detalhes da casa que gostaria de arrumar? Ou aquele bolinho que arranca sorrisos dos seus filhos? Aproveite esses dias para algo que vá além de se manter informado.
❤ Use vídeos chamadas para ver seus amados, e grupos para compartilhar coisas boas também: A tecnologia hoje nos permite ver as pessoas que gostamos mesmo que virtualmente. Faça uso dessa tecnologia! Além disso, já pensou em usar os grupos para difundir coisas boas? Não precisamos compartilhar apenas notícias tristes e alarmantes, podemos compartilhar amor e sorrisos também.
❤ Seja prudente, reforce a higiene e respeite as orientações. Não são todas as pessoas que poderão parar de trabalhar, e se você faz parte deste grupo, procure trocar os calçados assim que chegar em casa, tome um banho e coloque as roupas para lavar. Se faz parte do grupo que está de quarentena, não saia de casa, somente em caso de extrema necessidade. Não é ferias, não é período de viagens de passeio ou visitas para passa-tempo. Cuide-se e cuide dos que ama.
❤ Estabeleça uma nova rotina, mesmo que temporária: sua rotina habitual já deve ter sido impactada de alguma forma com tudo isso. Então procure estabelecer uma nova rotina, mantenha, por exemplo, horários para acordar, fazer as refeições, fazer atividades prazerosas para você dentro de casa, para se informar e para ver através das redes sociais seus amigos e familiares. Avalie suas necessidades, e procure estabelecer essa nova rotina. Isso ajuda bastante a nos manter mais seguros.
❤ Se ficar difícil lidar com tudo isso sozinho, busque ajuda de um profissional: existem muitos psicólogos preparados para lhe acolher neste momento e disponibilizando atendimentos online.
Tudo isso vai passar! Mas o tempo de agir com cautela é agora e vai ser fundamental para tudo voltar a normalidade.
Que este seja um tempo de união e de retomada de valores que estavam se perdendo, como cuidado, empatia e amor.

Postar um comentário