Pandemia X Produtividade

6 de mai. de 2020 Itajaí - SC, Brasil



Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a COVID-19 como pandemia, e que o distanciamento social foi decretado, estamos recebendo diariamente uma enxurrada de lives e dicas de "como combater a ociosidade" e da "necessidade de se reinventar".
Vou lhe dizer: Calma! Respire e mantenha em mente de que estamos vivendo uma pandemia e não uma maratona de produtividade. Nossa saúde mental já vem pagando um preço bastante elevado pelos rastros da COVID-19 e não precisamos definitivamente "nos aprontar" mais está.
É um cenário de incertezas, e os relatos de ansiedade e angústias mais afloradas, e noites mal dormidas se tornam cada vez mais frequentes, tanto na escuta clínica quanto nas "rodas" (mesmo que virtuais) de conversas. Então por que exigir de si mesmo que chegue ao final da pandemia com uma pilha gigantesca de livros lidos e um aumento significativo de novos cursos realizados? Porque exigir de si mesmo a tal "reinvenção"?
Sim, podemos aproveitar esse período para colocar leituras em dia e fazer aquele curso que há muito vínhamos adiando. Mas não precisamos (e não devemos) fazer disso uma obrigatoriedade! Tenho visto pessoas se cobrando de tal forma, que passam a sofrer por não dar conta de assistir todas as lives, concluir todos os cursos e por não terem lido 2, 3 ou 4 livros desde que a pandemia nos colocou em casa.
Da mesma forma tenho acompanhado pessoas sofrendo por não sentirem a necessidade de se reinventar como vem sendo pregado por aí, ou porque simplesmente não conseguem ver formas de fazer isso neste momento. E aqui é importante ressaltar que existem pessoas que estão sempre em busca de formas de se reinventar, seja pessoal ou profissionalmente. Muitas delas porque encaram isso como uma ferramenta de crescimento e desenvolvimento, é o que as motiva e as faz crescer. Outras porque evitam, mesmo que inconscientemente, se haverem com coisas que são suas e buscam no "reinventar-se" uma forma de fuga. Assim como existem as pessoas que não sentem necessidade alguma de se reinventar, igualmente poque negam, mesmo que de modo inconsciente, as coisas que lhes cabe e sua responsabilidade no caos que vivem. Ou ainda por estarem "bem resolvidas" com suas questões e terem se organizado de tal forma que a reinvenção não se faz necessária para que sigam suas vidas de modo satisfatório.
A grande questão nisso tudo é perceber (e respeitar) o seu tempo e as suas necessidades.
Se você conseguir fazer de forma tranquila e proveitosa um curso que vinha adiando, ou se conseguir colocar em dia as leituras que vinham atrasadas, maravilha! Mas que isso seja prazeroso para você e seja para agregar em seu desenvolvimento, mas não para lhe causar ainda mais desconforto, e muito menos para mostrar aos outros como você foi produtivo durante a pandemia (como se isso fosse uma disputa para ver quem chegou na frente).
Da mesma forma a questão do "reinventar-se". A freada brusca que a pandemia ocasionou no ritmo em que vínhamos vivendo colocou muitas pessoas de frente consigo mesmas, e isso pode ser positivo  mas por outro lado pode gerar grande desconforto. A maior parte de nós não foi educada para olhar para si, não somos habituados a isso. Além disso, falar e/ou cuidar da saúde mental ainda é tabu na sociedade em que vivemos, o que dificulta ainda mais esse processo. Assim, quando o tempo "sobra" e nos vemos reclusos, sem poder seguir nossa rotina da forma como vínhamos seguindo normalmente, a angústia de olhar para si transborda. Muitas de nossas questões, antes "seguras e bem guardadinhas" afloram e exigem de nós um olhar diferente. Reinventar-se pode ser necessário para muitas pessoas neste momento, uma vez que nossas relações de trabalho vêm sendo diretamente impactadas pela pandemia, e até mesmo porque nossas relações com as pessoas estão sendo afetadas (e não sabemos por quanto tempo serão desta forma). O que não podemos é encarar isso como uma regra. Se fizer sentido para você, perfeito! Aproveite este tempo para revisitar seus gostos, seus projetos e conhecer um pouco mais sobre você... autoconhecimento muitas vezes abre possibilidades que jamais imaginaríamos. Mas se não faz sentido para você, independente do motivo, ou porque simplesmente não vem conseguindo pensar sobre isso em meio ao caos da pandemia, perfeito também! Respire e não se culpe.
Não vai existir uma receita pronta ou um manual de instruções perfeito de como enfrentar a pandemia, mas certamente cuidar da saúde mental vai fazer a diferença! Filtre e limite o tempo exposto a notícias, cuide da higiene e da saúde física, procure criar uma rotina (mesmo que temporária), mantenha-se "junto" de seus familiares e/ou amigos aproveitando os recursos do mundo digital, se puder fique em casa. E não esqueça: respire, não se culpe, não se cobre tanto, e se puder busque ajuda de um profissional para lhe ajudar nos cuidados com sua saúde mental.
Mantenha em mente que estamos enfrentando uma pandemia, e não disputando uma maratona de produtividade. E que sua saúde emocional precisa (e merece) cuidados, tanto quanto sua saúde física!

Postar um comentário