Essa não é só mais uma mensagem de dia das mães

10 de mai. de 2020 Itajaí - SC, Brasil

Eu poderia vir aqui escrever um texto bonito, uma mensagem delicada para que você pudesse compartilhar com a sua mãe, com a mãe dos seus filhos, ou com as suas colegas ou amigas que são mães.
Mas eu trabalho com mulheres reais, eu escuto mães reais e eu não poderia minimizar, nesta data, aquilo que elas realmente sentem. Por isso venho hoje falar sobre sentimentos e maternidade real!
Esse dia das mães provavelmente está sendo bem diferente para muitas mães e para muitos filhos. É tempo de pandemia, de distanciamento social, de quarentena, e provavelmente um dia das mães sem abraços apertados, sem almoço em família, sem presentes ou sem presença, para muitas mães!
E é sobre ser presente que eu gostaria de falar com você neste dia das mães.
Hoje eu escrevo para você que é mãe, e escrevo também para você que ainda não vivenciou a maternidade. Escrevo também para você que é pai, para você filha(o). Para as mães escrevo para que saibam que não estão sozinhas, e para todos os outros para que possam se desafiar a olhar para as mães de uma outra perspectiva.
Quarentena não é uma palavra nova para as mães... em decorrência de uma pandemia sim, mas elas já vivenciaram uma quarentena quando “recém-paridas”, e sabem que os sentimentos ali são difíceis, nebulosos e doloridos.
A mãe em quarentena, é uma mãe “recém-parida”, com seu maior amor nos braços. Ela experimenta sensações que jamais havia experimentado (ao menos não com tamanha intensidade). É felicidade, e amor que transbordam. Mas ela carrega medos e insegurança, sente dores, e se vê sozinha muitas e muitas vezes. A quarentena passa, e as mães seguem vivenciando seu turbilhão de emoções.
Nesse período se constroem mulheres que se veem muito mais fortes do que imaginavam ser. Mas vou lhe contar um segredo: mulheres fortes, também precisam de cuidado. Mães extraordinárias também merecem e precisam de colo, aconchego e apoio.
E lembram que disse que escrevo neste dia sobre ser presente? Pois bem... mães reais precisam de uma rede de apoio que se faça presente!
Sim, mães reais são fortes, mas ao mesmo tempo se desmancham diante de cada pequena conquista de seus filhos. Mães reais são multitarefas e parecem sempre dar conta de tudo sozinhas, mas elas choram nas madrugadas sozinhas em pé ao lado do berço, choram embaixo do chuveiro, choram caladas em seus travesseiros.
E antes que você pergunte: mas porque não pedem ajuda?
Vou lhe contar outro segredo: as mães pedem, muitas vezes elas gritam por ajuda, através de olhares, através de silêncios... não verbalizam, muitas vezes, porque já carregarem tantas cargas, que ter que explicar que aquilo tudo não é apenas "obrigação" ou "papel" delas é um desgaste que já não fazem questão de bancar.
Então, neste dia das mães, presentes e mimos são muito bem vindos. Mães, em sua grande maioria, se emocionam não pelo preço do presente que recebem, mas pelo quanto eles vêm carregados de carinho e amor. Um gesto, um bilhetinho, um detalhe... Mas procure refletir sobre o quanto você, enquanto rede de apoio, está sendo presente! Faça-se presente, faça sua parte, e leve o olhar repleto de amor e gratidão do dia das mães para todos os outros dias.
Feliz dia das mães para você mãe real que sabe que a maternidade não é cor de rosa, mas é intensa e uma das experiências mais gratificantes da sua vida. Feliz dia daquelas que sabem o quanto é doce e ao mesmo tempo desafiador ocupar este lugar. Aproveite seu dia e sinta-se abraçada!

Postar um comentário