Onde está o seu refúgio?

28 de jan. de 2021

Se você me conhece ou acompanha há mais tempo deve conhecer o sujeito desta foto 😅 Caso não conheça, lhe apresento:  cara leitora, este é o Tigrão (o refúgio e fiel companheiro do meu filho)

Apresentados, gostaria de compartilhar uma vivência!

Depois de uma manhã na companhia de meu filho, dividindo o tempo entre trabalho, brincadeiras e cuidados com a casa. Percebi ele mais quieto à medida que se aproximava a hora da escola. Ele sentadinho no sofá, buscou refúgio em seu fiel companheiro. Perguntei se estava bem, e imediatamente respondeu: sim mãe,  só estou dando uma cheiradinha no meu Tigrão 

Até aí parece tudo certo, não é mesmo? Mas nossa cumplicidade e vivência não dizia o mesmo nos olhinhos dele. Eu sabia que aquela "cheiradinha" era um pedido de aconchego. Sentei com ele, dei um colinho e em seguida fomos almoçar. 

Chega a hora de ir para escola, e na cruzada pela sala, mais uma "cheiradinha" antes de colocar a máscara. 

Foi calado durante o trajeto, sendo muito sucinto nas respostas às minhas interações. Chegamos na escola e na hora da despedida eu, com coração apertado, sabia que seria mais delicada do que habitualmente costuma ser... ele chorou, pediu dois abraços e o portão foi fechado. Ahhh como doi ver o filho virar as costas aos prantos. Respiro fundo, tomo fôlego e retorno para iniciar os atendimentos da tarde. 

No caminho tentando eu encontrar aconchego e refúgio para meu coração partido, me peguei refletindo sobre um tema recorrente na escuta clínica: a importância do cuidado consigo mesma, para dar conta de cuidar dos outros. Chego em casa, e ainda reflexiva, encontro ele, o Tigrão, ali no sofá, e me deparo com outra reflexão: nem sempre precisamos dar de tudo sozinhas... Está tudo bem dividir, buscar um colo, ou "dar uma cheiradinha" naquilo ou naqueles que nos acolhem mesmo que em silêncio 

💛 Cuide de você, e não tenha medo de se mostrar vulnerável. Nem sempre vai estar tudo bem, e não tem problema nenhum nisso!

Está difícil cuidar de você? 🙋‍♀️ Estou aqui para lhe ajudar

Postar um comentário