Você piscou e a "Dezembrite" bateu à porta outra vez

9 de dez. de 2020


O desejo pelo término de um ano talvez nunca tenha sido tão grande como está sendo em 2020! Um ano de pandemia, de incertezas, com a ameaça de um vírus  rondando nossas casas e fazendo nossas rotinas virarem de cabeça para baixo.
O tempo que normalmente já parece voar para boa parte das pessoas, esse ano disparou de vez, em meio ao turbilhão chamado 2020.
De repente você piscou, o ano está terminando e a "Dezembrite" bateu à porta outra vez (e desta vez trouxe na bagagem uma dose extra de intensidade). O termo "Dezembrite" é uma brincadeira, mas o fenômeno é mais comum do que você imagina!
Não são raros os relatos de pessoas que percebem um aumento dos sintomas relacionados a depressão e picos de ansiedade nesta época do ano, e em um ano de pandemia isso tudo veio de maneira muito mais intensa e frequente.
Mas você sabe porque isso acontece?
Existem muitos fatores que explicam a "Dezembrite". Aqui vamos visitar alguns dos mais comuns e conferir algumas dicas de como agir para evitar que esse fenômeno invada nossos dias (ou ao menos minimizar os sintomas):
📌 Cansaço: o segundo semestre do ano normalmente é mais cansativo para maior parte das pessoas. Já viemos acumulando o resultado da correria do primeiro semestre, e passamos a enfrentar dias mais longos e quentes pela proximidade do verão. E todo esse cansaço acaba sendo muitas vezes confundido com desanimo. Para agravar ainda mais essa sensação, nos últimos 9 meses passamos a conviver com a COVID-19 exigindo cuidados e estado de alerta o tempo todo. Por isso, aprenda a reconhecer os seus limites, e se permita fazer pausas! Você não precisa e não vai dar conta de uma semana em um só dia
📌 Expectativas em excesso, frustação e auto cobrança: uma parcela significativa das pessoas fantasiam que ao badalar da meia noite do dia 31/12 tudo vai se transformar como mágica. E este ano ainda se tem aquela pontinha de fantasia de que a pandemia vai pegar carona nos fogos de artifício e e vai partir de vez. Fazem lista de metas, fazem várias promessas, mas na hora de agir poucas pessoas de fato se comprometem em realmente fazer movimentos que façam a sonhada mudança acontecer! Dezembro chega e a lista está ali, esquecida na gaveta. É o momento em a auto cobrança vem, e traz de carona a frustação... a maior parte das promessas não se tornou realidade (já que passe de mágica só funciona bem nos clássicos da Disney). Para evitar que isso aconteça, é necessário ser realista no momento de criar suas metas e fazer suas promessas para o próximo ano, e de fato se comprometer com cada uma delas. Vamos entrar 2021 com a pandemia ainda presente por aqui, pois aquele desejo de que ela pegue carona nos fogos de artifício e vá embora de vez, infelizmente vai ficar apenas no campo da fantasia. Então lembre-se: só vamos ter um ano melhor se estivermos dispostos a arregaçar as mangas e fazer cada dia valer a pena!
📌 Contagem regressiva para o fim do mundo? Sim! Esta é a sensação que dezembro parece trazer. É uma enxurrada de pessoas correndo contra o relógio, querendo dar conta de um ano em um mês. Compras, limpeza, ceia, férias, trânsito... e como se não fosse o bastante este ano temos crianças com aulas remotas, limitações no ir e vir para se proteger da COVID, máscaras, e uma dose extra se limpeza nos acompanhando. É pouco? Não! Mas é aí que a organização e um bom planejamento fazem toda a diferença! Crie o hábito de organizar e planejar as coisas durante os 12 meses do ano. Escolha a ferramenta que melhor atende sua necessidade (pode ser uma agenda, um aplicativo, um planner, um bloquinho de notas... só precisar ser funcional para você), e sempre vá programando dando preferência ao que é prioridade. E o mais importante: com os dois pés na realidade para não colocar tarefa demais em um só dia! Lembra do que falamos sobre a frustação agora a pouco? Dia com 30 horas, só naquele banco que usava isso como slogan! Seja gentil e realista com você mesmo.
📌 Dose extra de emoção: para muitas pessoas o Natal e o final de ano, tem uma dose extra de emoção. É a saudade de quem já partiu, a saudade de quem mora longe, as desavenças com pessoas que amamos, e a atenção que deixamos de dar para aquilo que sentimos durante o ano inteiro. Como lidar com as "emoções à flor da pele"? Não ignorando o fato de que somos carregados de emocional, e que nossa saúde mental precisa de tantos cuidados e atenção quanto nosso físico! Cuide de você. Respeite seus limites. Não queira dar conta do mundo. E se puder faça terapia. Cuidar de você não é egoísmo, é um ato de amor.
Lembre-se que mesmo em tempos de pandemia, e distanciamento social, é preciso também cuidar da sua saúde emocional!
Agora que conferiu algumas causas e dicas, me conte: a "Dezembrite" chegou por aí?

Postar um comentário