"Nem sei mais o que pensar"

29 de mar. de 2020

"Nem sei mais o que pensar" tem sido uma das frases que mais tenho lido e escutado nos últimos dias. E ela faz total sentido, em um cenário de tantas informações e incertezas, que se formou pós COVID-19. Se você já se sentiu assim nos últimos dias, ou se vem se sentindo assim, segue por aqui e vamos fazer uma reflexão juntos!
O cenário é incerto isso é fato. Algumas coisas fogem totalmente do nosso controle, isso é fato também (e vale pontuar que mesmo antes do Corona já era assim). Agora é fato também que a quarentena vai acabar cedo ou tarde, e vamos retomar a "normalidade", mas também é fato de essa experiência vai impactar a vida de grande parte das pessoas.
Por isso, convido você, que vem experienciando a sensação do "nem sei mais o que pensar" em focar seus pensamentos em dois pontos: o que a pandemia do COVID-19 vem ensinando e quem quero ser depois que tudo isso passar?
Qualquer experiência pode impactar nossa vida de alguma forma, mas essa nos colocou em um momento bem diferente. Colocou uma parcela significativa da sociedade em casa ao mesmo tempo, nos fez desacelerar de modo quase que forçado... e isso nos fez encarar de frente aquele tempo que vinha levando a culpa pelos projetos engavetados, pelos livros empilhados esperando para serem lidos, pelas brincadeiras com os filhos que eram adiadas, pelo olhar para nós mesmos que nunca era prioridade. 
De repente o tempo, que sempre faltava passou a sobrar, e isso passou a gerar desconforto. Não ir ver de pertinho e compartilhar abraços com nossos pais, avós e outras pessoas queridas, passou a ser um ato de amor. Lavar as mãos com mais frequência, álcool gel, e um ritual de limpeza e cuidados foi incorporado na rotina, e ganhou ar de obrigatoriedade.
E tudo isso certamente vai fazer com o que o voltar a "normalidade" seja diferente. Vamos levar uma bagagem de aprendizados, de vivências. Provavelmente, muitos de nós,  vai ter que se reinventar, pois o mercado de trabalho provavelmente vai ser "enxugado", porque as experiências de home office provavelmente abriram novas possibilidades, ou porque muitas das alternativas de funcionamento que "nasceram" com a pandemia poderão se tornar rotina.
O senso de sociedade nunca esteve tão evidente. A ficha caiu para muitas pessoas, que perceberam agora que a sociedade que antes culpavam tanto, é formada também por elas. Muitos seguem e seguirão sem ter ideia do que significa empatia na prática. E bom senso e ponderação passaram a ser regra de sobrevivência com lucidez em meio ao caos.
Percebemos que não há forma de ir tratando as coisas por "caixinhas" ou compartimentos, pois assim como nós funcionamos de modo integral, assim também funciona o sistema social. É um sistema onde nenhuma engrenagem pode parar, pois precisam de sincronia para seguir.
Está difícil lidar com tudo isso, está complicado assimilar tanta informação, está difícil ficar em casa por tanto tempo? 
Desligue!
Desligue da exposição de horas e horas de informação, muitas vezes distorcida, falsa ou desnecessária. Escolha suas fontes com cuidado e limite o período de informação por dia. Você precisa se informar, mas ficar o tempo todo exposto a isso vai fazer com que fique "intoxicado" e ainda mais confuso.
Desligue dos comentários extremistas: os especialistas de teclado estão com os dedos a postos e afiados à cada novo número, à cada nova notícia. Cuidado para não ir absorvendo o ódio que o extremismo vai espalhando redes sociais a fora. Se sentir necessário, desconecte algumas horas por dia, ou se poupe de ler os comentários. 
Que tal, fazer essa experiência e mudar seu foco?
Olhe para você um pouquinho. 
Perceba quais foram as coisas que se pegou fazendo nestes dias, quais foram os sabores e aromas que redescobriu, quais foram as lembranças que esse período suscitou.
As coisas que vinha fazendo lhe alegravam? Elas ainda fazem sentido para você?
O que vinha sendo sua prioridade, segue no topo ou precisa de ajustes e reorganização?
Foque na reflexão sobre o que você vem aprendendo com tudo isso. Foque em buscar os conhecimentos necessários para crescer ou desenvolver seu trabalho, ou ainda investir energia em um projeto que estava esperando para ser iniciado. 
Focar no que você quer levar para o mundo depois que a quarentena acabar. Focar no que você já pode começar a fazer hoje! O momento de avaliar tudo isso, e começar a ajustar as velas é agora. Não espere a quarentena acabar e rotina acionar o piloto automático novamente.
Tem dias que serão mais difíceis e outros serão mais leves. Não se culpe por se sentir "sem saber o que pensar", ou por sentir raiva de tudo isso em determinados momentos. Tudo bem não estar sempre bem!

E por fim, se perceber que lidar com tudo isso está muito pesado, não exite em buscar ajuda de um profissional. Há uma rede de profissionais psicólogos (e eu me incluo aqui), por exemplo, que oferecem atendimento online, com a mesma qualidade e sigilo de um atendimento presencial. Posso ajudar você nesse momento também!

2 comentários

  1. Que lindo, acredito verdadeiramente,que nunca mais seremos os mesmos❤

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, acredito verdadeiramente,que nunca mais seremos os mesmos❤

    ResponderExcluir