28 de jun. de 2022



Desde o início da pandemia nos deparamos com muitos serviços que passaram a ser disponibilizados no formato online. Alguns já eram oferecidos desta forma antes mesmo de 2020, mas ali ganharam destaque e a demanda cresceu bastante, já que o distanciamento social exigia adaptações. 

Com os atendimentos psicológicos não foi diferente. Os atendimentos online já eram reconhecidos e normatizados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) desde 2012, e em 2018 as orientações foram atualizadas. Hoje para atendimentos online, além de seguir as orientações do CFP, os preceitos do Código de Ética Profissional da Psicologia, e manter registro ativo junto ao Conselho, os profissionais precisam se cadastrar no E-Psi também junto ao CFP. 

Mas quando o assunto é terapia, muitas pessoas questionam: é melhor atendimento online ou presencial?

E não temos uma resposta certa aqui, que se aplique à todos os casos.  Vamos ver juntos aqui alguns pontos que precisam ser avaliados no momento de fazer a escolha do formato que melhor lhe atende.

O primeiro ponto a ser avaliado é a escolha do profissional: antes mesmo de escolher o formato no qual seu processo terapêutico vai se dar, é preciso escolher o profissional que irá lhe acompanhar. Busque um profissional qualificado, certifique-se de que ele tem a formação e competências necessárias para atuar, questione sobre a linha teórica que ele segue para analisar se corresponde com o que você busca, e confie em quem vai caminhar ao seu lado neste processo. Aqui tomo emprestadas as palavras de  Gabriel Rolón para falar um pouco mais sobre o papel do profissional (em especial sobre a ótica da Psicanálise, mas que pode ser aplicada à Psicologia também com algumas adaptações): "a psicanálise é uma viagem que tem a angústia como ponto de partida e a descoberta de sua origem como destino final. [...] O viajante recebe o nome de paciente e o companheiro de viagem é o seu analista. [...] o profissional não é um acompanhante silencioso, os dois são ao mesmo tempo timoneiro e remador, barco e mar". Por isso, é fundamental que confie e sinta-se seguro com o profissional que escolher. Afinal é ele que vai caminhar com você, ele será seu companheiro de viagem!

Outro ponto fundamental é perceber como você se sente com o formato escolhido: nem todas as pessoas se sentem a vontade em um consultório de psicologia, assim como nem todas as pessoas se sentem seguras e/ou a vontade para lidar com as telas. E aqui cabe ressaltar algumas coisas muito importantes para lhe auxiliar na tomada de decisão: como mencionamos anteriormente tanto os atendimentos presenciais, quanto os atendimentos online são regulamentados pelo CFP, e irão seguir com os mesmos preceitos éticos, técnicos e de eficácia. Saiba que a terapia (presencial ou online) é um espaço seguro e livre de julgamentos para falar e sentir. Avalie como você se sente mais a vontade e faça sua escolha. Além disso, caso sinta necessidade de mudar o formato no decorrer do processo converse com seu psicólogo, sem receios. 

Os atendimentos no formato online, facilitam bastante o acesso à profissionais que não atendam em sua cidade ou região, não exigem deslocamento (o que pode ajudar bastante) e trás a possibilidade de ser atendido onde estiver, sem a necessidade de interromper seu processo em caso de mudanças ou viagens, por exemplo. Para isso no entanto é preciso que você tenha uma boa conexão de internet, e um lugar em que se sinta seguro, e garanta privacidade, evitando interrupções e distrações durante o tempo de sessão. Vale ressaltar também que existem algumas restrições e alguns casos onde não são recomendados atendimentos de modo online, mas um bom profissional conseguirá lhe orientar em relação a isso já no início do processo.

Já na modalidade presencial, facilita muito para as pessoas que não se sentem a vontade com atendimentos online, ou pessoas que possam ter alguma dificuldade de acesso a internet. Além disso, o ambiente vai estar pronto para lhe receber, já prevendo as questões de privacidade, interrupções e distrações.

A duração do processo psicoterapêutico, independente da modalidade, varia de acordo com a sua demanda (qual seu objetivo com o processo ou que que você está buscando), da forma como vai evoluir no decorrer do processo e da escola teórica que orienta a atuação do profissional escolhido. O tempo  cada sessão, seja ela presencial ou online, normalmente dura em torno de 45 minutos.

Por fim, mas não menos importante, é fundamental que você esteja disposto e comprometido com seu processo terapêutico. Lembre-se que é um processo, e não vai funcionar como mágica. Muitas coisas ali poderão ser ressignificadas, outras tantas resgatas. É um processo de construções e desconstruções. Certamente vão haver algumas sessões que vão ser mais leves e outras mais difíceis por tocar em feridas que ainda doem.

Se você vem encontrando dificuldade em lidar com suas emoções e angústias , se você busca um espaço que propicie possibilidade para autoconhecimento e um olhar mais leve, ou ainda se você simplesmente entendeu a importância de cuidar de você e da sua saúde mental o processo terapêutico é para você! Busque um bom profissional e certamente ele vai lhe ajudar a escolher a melhor modalidade para atendimento. Se comprometa com seu processo e certamente vai perceber diferenças na sua vida.

Vale presencial e vale online, só não vale deixar de cuidar de você.

Ficou com alguma dúvida ou está em busca de um profissional para lhe acompanhar neste processo? Me chama e vamos conversar. Vai ser uma alegria ajudar você!




Postar um comentário